Seguro ou Proteção Veicular?

Quem precisa garantir que seu carro fique longe de qualquer problema deve pensar em fazer uma proteção veicular ou seguro. A questão é que nem sempre fica claro qual é a melhor opção.

Por um lado, há pessoas que dizem ser melhor optar pelo seguro, uma alternativa tradicional. No entanto, a proteção veicular é a escolha de outra parte dos condutores, que desejam ter tranquilidade ao mesmo tempo que recebem um bom custo-benefício.

Então, o que sai mais em conta? É o que vamos explicar neste artigo. Quer saber mais? Continue lendo!

Diferençaas entre proteção veicular ou seguro

As pessoas acreditam que as duas modalidades funcionam de maneira igual, mas isso não é verdade. Existem diferenças cruciais, que impactam sobretudo no pagamento das mensalidades. Entenda melhor!

Seguro

Esse serviço é oferecido por uma seguradora ou corretora de seguros. Essas empresas são privadas e visam a lucros econômicos. Isso significa que é acrescentado um percentual a mais nas parcelas para cumprir essa finalidade. Essa atividade é legal e regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).


Proteção veicular

A proteção veicular é oferecida por uma associação, isto é, uma empresa sem fins lucrativos. O propósito é buscar o menor custo para os sócios, sem implicar perda da qualidade. Por isso, os serviços prestados são divididos entre todos os participantes de maneira igual.


Essa é a contribuição mensal, que cobre as situações que ocorrem com os cooperados. A atividade também é regulamentada, dessa vez, pela Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).


Apesar disso, as regras internas são feitas pela própria administradora, já que é seguida a prerrogativa da Constituição Brasileira. Portanto, a proteção veicular é uma atividade totalmente legal.

O processo de contratação da proteção veicular ou seguro

Além da diferença entre as duas modalidades — uma visa ao lucro, enquanto outra faz apenas o rateio das despesas e a garantia de formação de um fundo de reserva válido para todos os participantes —, a contratação é outro fator que interfere no valor a ser pago todos os meses.

No caso do seguro, a contratação é feita por meio de uma apólice. Nela constamos direitos e deveres do segurado e os serviços cobertos. Ela funciona, portanto, como um contrato, que regerá todas as ações a serem realizadas durante sua duração.

Por sua vez, a proteção veicular tem, de fato, um contrato, em que está especificado o rateio das despesas. Como não existe apólice, é garantido que não há objetivos de lucro.

Em relação aos serviços, eles são os mesmos na proteção veicular ou no seguro:

proteção contra roubos, incêndios, furtos e acidentes;

outros benefí­cios, a depender do contrato, como chaveiro, mecânico, guincho 24 horas e troca de pneu.

No processo de contratação é feita uma inspeção veicular para determinar sobretudo o valor a ser pago. Esse é o único requisito para a associação de proteção veicular. Se for uma seguradora, outros critérios são avaliados, como:

perfil do motorista;

modelo e ano do veí­culo;

trajetos mais percorridos;

local em que o carro fica guardado em casa — vaga própria ou compartilhada, protegida ou livre etc.

Por esse motivo, a proteção veicular é mais barata. O valor mensal contempla a taxa administrativa e o rateio do montante pago no mês anterior. Apesar de haver variações, o normal é ser cobrado um valor médio, já que existe a formação de um fundo de reserva.

Os dados são, portanto, transparentes e fica bem claro aquilo que você está pagando. Com o seguro, é bem diferente. Um valor fixo é pago de uma vez ou de maneira parcelada, sem que você saiba por que determinada quantia é cobrada.

Assim, fica claro que, entre proteção veicular ou seguro, a primeira alternativa é mais barata. Você não paga diferente por ser mais novo ou ter sofrido algum acidente no ano anterior. Assim, é uma cobrança mais justa, na qual você tem acesso a todos os serviços com comodidade.

Fonte: Lions Proteção Veicular

Contate-nos
Rua Major Capilé, 1422 - Sala 16 - Jardim Central - Dourados / MS,
CEP 79805-010
(67) 9 9325-0939
(67) 3428-2520
[email protected]
Expediente
Segunda a Sexta-feira
08h:00 às 11h:30
13h:30 às 18h:00

SÁBADO
08:00 às 12:00h
Siga-nos