Câmbio automático ou manual?

Se você ainda não decidiu se compra um carro com câmbio automático ou manual, veio ao post certo. Reunimos as principais caracterí­sticas de cada modelo e pra quais situações cada um é indicado. Vamos conferir?

 

Conforto ou Controle?

 

câmbio automático é facilmente relacionado a mais conforto para o motorista na hora de dirigir. O fato de deixar o pé esquerdo livre e não se preocupar com a troca de marchas é uma grande ajuda para quem pega trânsito pesado nas grandes cidades todos os dias.

 

Já o câmbio manual é o preferido para quem não dispensa o total controle sobre o carro, podendo adequar as marchas para cada situação de acordo com seu gosto. É a opção ideal para quem mora em lugares sem muito congestionamento e para pessoas que têm prazer em dirigir.

 

Gastos com manutenção

 

câmbio automático vai exigir mais do seu bolso caso precise de algum reparo, pois a tecnologia e a complexidade em relação ao câmbio manual acabam refletindo no preço da manutenção.

Porém, o câmbio manual, apesar de ter uma manutenção mais barata, tende a perder no quesito durabilidade. Na hora de calcular os gastos entre câmbio automático ou manual, lembre destes detalhes: automático estraga com menos frequência, mas é mais caro para arrumar. Manual exige reparo com mais frequência, mas á mais barato na manutenção.

Vale destacar também que o uso incorreto das marchas no câmbio manual pode resultar em aumento de consumo de combustí­vel, queima da embreagem e prejuí­zo ao motor.

 

Quem consome mais combustí­vel?


 Na hora de abastecer há quem também leve em conta o sistema de funcionamento do câmbio automático ou manual. O automático tem a fama de consumir mais combustí­vel por fazer a troca de marcha em alta rotação, diferente do manual. Mas os modelos mais recentes (e os próximos que ainda estão por vir) já estão se atentando para este detalhe e cada vez mais trazem tecnologia empregada para manter a rotação quase inalterada durante a troca de marchas, resultando em uma diferençaa cada vez menos expressiva entre as duas opções.


Fonte: Geração Seminovos

Contate-nos
Rua Major Capilé, 1422 - Sala 16 - Jardim Central - Dourados / MS,
CEP 79805-010
(67) 9 9325-0939
(67) 3428-2520
[email protected]
Expediente
Segunda a Sexta-feira
08h:00 às 11h:30
13h:30 às 18h:00

SÁBADO
08:00 às 12:00h
Siga-nos