Economia de Combustí­vel

Economizar combustível está sendo uma tarefa crucial em tempos de preços altos nas bombas dos postos. À primeira vista, procurar preço mais baixo é a alternativa viável, mas nem sempre pagar menos no combustí­vel vai significar economia real.

O gasto com gasolina ou álcool está mais atrelado ao bom funcionamento e ao uso correto do veí­culo do que com o preço no posto. Mesmo modelos nem tão econômicos podem gastar menos se forem observados cuidados extras e bons hábitos. Abaixo, seguem dicas para otimizar o uso do combustí­vel do carro.

Com algumas atitudes simples e cuidados na manutenção preventiva pode-se melhorar a eficiência energética do veí­culo. Isso garantirá uma melhor performance com redução dos custos nos abastecimentos. Confira:

1. Manter os pneus calibrados e alinhados

Pneus murchos têm maior á¡rea de contato com o solo e, por isso, o esforço para rodá-los precisa ser maior. Assim, deve-se mantê-los calibrados conforme as especificações do fabricante do veí­culo expressas no manual do proprietário.

2. Substituir os filtros corretamente

Para maior eficiência energética, o motor deve trabalhar sem impurezas. Assim, cuidar dos filtros, substituindo-os preventivamente, é essencial para a economia de combustí­vel.

3. Trocar o óleo lubrificante

A lubrificação do motor é importante para que ele trabalhe com o mí­nimo de atrito, convertendo a energia gerada em desempenho. Assim, trocar o óleo periodicamente é essencial para a economia de combustí­vel.

4. Fazer a manutenção de cabos e velas

Se a queima do combustí­vel no motor não for total, haverá desperdí­cio e a energia gerada será menor. Além disso, a injeção eletrônica aumentará o fluxo de combustí­vel e o giro do motor para compensar a perda de potência.

5. Reprogramar a ECU

A ECU, ou ECM, é a central de controle da injeção eletrônica, responsável por manter o motor funcionando dentro de parâmetros pré-programados. Assim, a maneira mais eficiente de diminuir o consumo e ainda aumentar sua potência é reprogramar a ECU, otimizando seus parâmetros de funcionamento.

Fonte: chiptronic


Contate-nos
Quintino Bocaiuva, 920 – Jardim América – MS,
CEP 79803-030
(67) 9 9325-0939
(67) 3428-2520
[email protected]
Expediente
Segunda a Sexta-feira
08h:00 às 11h:30
13h:30 às 18h:00

SÁBADO
08:00 às 12:00h
Siga-nos